PRÊMIO CAPES DE TESE 2023 no âmbito do PPGSC/UFSC

25/04/2023 14:00

O PPGSC/UFSC parabeniza a egressa Marina Gasino Jacobs pela indicação de participação no Prêmio Capes de Tese edição 2023 representando o programa.

A Dra. Marina defendeu a tese em 03 de maio de 2022 com o título “Oferta e realização de interrupção legal de gravidez no Brasil: análise de dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde” orientada pela professora Dra. Alexandra Crispim Boing. A Banca Examinadora contou com a participação dos professores Dra. Helena Borges Martins da Silva Paro (Universidade Federal de Uberlândia), Dr. Francisco Chiaravalloti Neto (Universidade de São Paulo), Dra. Rosa Maria Soares Madeira Domingues (Fundação Oswaldo Cruz).

“A tese selecionada abordou a oferta e a realização de interrupção legal de gravidez no Brasil. Realizou análise descritiva dos Sistemas de Informação em Saúde, destacando as desigualdades nas taxas de realização de aborto e na oferta do serviço. Os resultados do estudo foram publicados em periódicos nacionais de relevância para a Saúde Coletiva, além de originar repercussão na imprensa, em meio impresso e digital (vídeo e podcast) e embasar discussões em grupos de trabalho do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM-SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e do Fórum Intersetorial de Serviços Brasileiros de Aborto Previsto em Lei, entre outros.”

O trabalho da discente está disponível no Repositório Institucional da UFSC: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/74645

EDITAL

O PPGSC/UFSC torna público o EDITAL nº 01/PPGSC/2023 – processo de seleção para o Prêmio Capes Tese 2023 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.

A inscrição deve ser realizada de forma on-line no período de 13 de março até às 18h do dia 30 de março de 2023. O link para acesso ao formulário de inscrição está disponibilizado no edital.

Documentos: