Procedimentos para Solicitação de Diploma de Mestrado e de Doutorado

PROCEDIMENTOS

Formas de protocolar o processo:

  1. Os documentos podem ser enviados para o e-mail da secretaria do PPGSC/UFSC em PDF (ppgsc@contato.ufsc.br). Nesse caso, os documentos devem estar, necessariamente, autenticados em cartório.
  2. O documentos podem ser apresentados na secretaria do PPGSC/UFSC (sala H001, térreo, bloco H/CCS). Nesse caso, basta o estudante apresentar os documentos originais para que a secretaria proceda com o processo de conferência com o original. Observação: o estudante deve encaminhar o TCC e o comprovante de submissão do artigo científico por e-mail.

Documentos para abertura do processo:

  1. Certidão de nascimento ou casamento, contendo as averbações referentes à sentença judicial sobre alterações do nome, se for o caso.
  2. Documento de identidade. Se estrangeiro anexar cópia da cédula de identidade de estrangeiro com visto permanente ou temporário e cédula de identidade do país de origem. Na ausência da Cédula de Identidade de estrangeiro, apresentar a cópia do visto temporário, contido no passaporte, que comprove a situação regular do aluno no país durante a realização do curso.
  3. Diploma de graduação reconhecido. Se obtido no exterior, anexar declaração de reconhecimento do título assinado pelo coordenador do Programa.
  4. Diploma de Mestrado revalidado ou reconhecido, no caso de solicitação de diploma de Doutorado.
  5. Comprovação de inexistência de débito com a Biblioteca Universitária;
  6. Envio da Dissertação/Tese para o e-mail da secretaria do PPGSC/UFSC: ppgsc@contato.ufsc.br
  7. Comprovante de envio do Artigo para Publicação ou da Produção Intelectual, conforme especificações do Regimento:
  • Mestrado: pelo menos 1 (um) artigo científico submetido a um periódico reconhecido pelo sistema de avaliação vigente e;
  • Doutorado: 2 (dois) artigos científicos submetidos à publicação em periódico Qualis B 1 ou B2, conforme o sistema de avaliação da CAPES vigente, sendo estes artigos objeto de avaliação da banca examinadora.

Retirada do Diploma: 

Após contato da secretaria via e-mail informando sobre a conclusão do processo, o diploma deve ser retirado na Secretaria da Pós-graduação do CCS (sala H001, térreo, bloco H/CCS). O discente deve estar portando um documento de identificação com foto ou, no caso de retirada por terceiros, uma procuração simples e um documento de identificação com foto.

No caso de perda do diploma, a segunda via deve ser solicitada diretamente ao Departamento de Administração escolar (https://dae.ufsc.br/solicitacao-de-2a-via-de-diploma/) mediante o pagamento de uma taxa.