Procedimentos para Solicitação de Diploma de Mestrado e de Doutorado
PROCEDIMENTOS
Formas de protocolar o processo:
- Os documentos podem ser enviados para o e-mail da secretaria do PPGSC/UFSC em PDF (ppgsc@contato.ufsc.br). Nesse caso, os documentos devem estar, necessariamente, autenticados em cartório.
- O documentos podem ser apresentados na secretaria do PPGSC/UFSC (sala H001, térreo, bloco H/CCS). Nesse caso, basta o estudante apresentar os documentos originais para que a secretaria proceda com o processo de conferência com o original. Observação: o estudante deve encaminhar o TCC e o comprovante de submissão do artigo científico por e-mail.
Documentos para abertura do processo:
- Certidão de nascimento ou casamento, contendo as averbações referentes à sentença judicial sobre alterações do nome, se for o caso.
- Documento de identidade. Se estrangeiro anexar cópia da cédula de identidade de estrangeiro com visto permanente ou temporário e cédula de identidade do país de origem. Na ausência da Cédula de Identidade de estrangeiro, apresentar a cópia do visto temporário, contido no passaporte, que comprove a situação regular do aluno no país durante a realização do curso.
- Diploma de graduação reconhecido. Se obtido no exterior, anexar declaração de reconhecimento do título assinado pelo coordenador do Programa.
- Diploma de Mestrado revalidado ou reconhecido, no caso de solicitação de diploma de Doutorado.
- Comprovação de inexistência de débito com a Biblioteca Universitária;
- Envio da Dissertação/Tese para o e-mail da secretaria do PPGSC/UFSC: ppgsc@contato.ufsc.br
- Comprovante de envio do Artigo para Publicação ou da Produção Intelectual, conforme especificações do Regimento:
- Mestrado: pelo menos 1 (um) artigo científico submetido a um periódico reconhecido pelo sistema de avaliação vigente e;
- Doutorado: 2 (dois) artigos científicos submetidos à publicação em periódico Qualis B 1 ou B2, conforme o sistema de avaliação da CAPES vigente, sendo estes artigos objeto de avaliação da banca examinadora.
Retirada do Diploma:
Após contato da secretaria via e-mail informando sobre a conclusão do processo, o diploma deve ser retirado na Secretaria da Pós-graduação do CCS (sala H001, térreo, bloco H/CCS). O discente deve estar portando um documento de identificação com foto ou, no caso de retirada por terceiros, uma procuração simples e um documento de identificação com foto.
No caso de perda do diploma, a segunda via deve ser solicitada diretamente ao Departamento de Administração escolar (https://dae.ufsc.br/solicitacao-de-2a-via-de-diploma/) mediante o pagamento de uma taxa.