Procedimentos para MATRÍCULA EM DISCIPLINAS (Alunos Regulares)
SEMESTRE 2025.2
Período: 11/08/2025 a 21/11/2025
GRADE DE DISCIPLINAS DO SEMESTRE 2025.1
EVENTO | DATA | SISTEMA |
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS | 29/07 a 04/08 | CAPG |
ENVIO DO COMPROVANTE DE MATRÍCULA | 29/07 a 04/08 | FORMS |
AJUSTE DE MATRÍCULA | 05/08 a 18/08 | |
CANCELAMENTO DE DISCIPLINA | 05/08 a 11/09 | CAPG |
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS PPG’s | vide calendário do PPG | consultar no site do PPG |
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS:
1. O período de matrícula em disciplinas será de 29 de julho a 04 de agosto de 2025. As matrículas deverão ser realizadas em comum acordo com o(a) orientador(a), EXCLUSIVAMENTE via CAPG (Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação).
2. Após a confirmação da matrícula, o sistema CAPG irá gerar um documento chamado “Comprovante de Matrícula” que irá conter todas as disciplinas solicitadas. O comprovante de matrícula gerado pelo sistema deve ser salvo imediatamente, assinado pelo orientador (somente pelo orientador, os professores das disciplinas não precisam assinar o comprovante), e enviado através do e-mail da secretaria (ppgsc@contato.ufsc.br) O envio do comprovante de matrícula deve ser realizado de 29 de julho a 04 de agosto de 2025.
Observação: o comprovante de matrícula é gerado apenas uma vez pelo sistema, por isso deve ser salvo imediatamente. Em caso de perda do documento, o(a) discente deve preencher o modelo disponível no site do PPGSC (http://ppgsc.ufsc.br/?page_id=19) , coletar a assinatura do(a) orientador(a) e seguir com o procedimento descrito acima.
3. Após o envio do comprovante de matrícula assinado pelo(a) orientador(a), a secretaria administrativa do PPGSC irá analisar e confirmar a matrícula. Após a confirmação da matrícula pela secretaria, será possível consultar as disciplinas no histórico escolar do(a) discente e será possível emitir o atestado de matrícula atualizado para o semestre vigente.
4. Quando não for cursar disciplinas no semestre, o(a) discente deve matricular-se em Tese ou Dissertação. As disciplinas “Tese” e “Dissertação” do curso de doutorado e de mestrado, respectivamente, servem apenas para manter o vínculo do aluno com o programa quando este não irá cursar nenhuma outra disciplina no semestre. Os créditos referentes à dissertação e à tese são gerados após a defesa, com a aprovação da banca examinadora.
AJUSTE DE MATRÍCULA:
1. Durante o período de abertura do sistema CAPG (05 a 18 de agosto de 2025), é possível editar o plano de matrícula, INCLUINDO ou EXCLUINDO disciplinas.
2. Após o fechamento da matrícula no sistema CAPG, o(a) discente que desejar INCLUIR novas disciplinas no plano de matrícula deve enviar e-mail a secretaria administrativa do curso (ppgsc@contato.ufsc.br) com o título (“AJUSTE DE MATRÍCULA“) com cópia para o(a) orientador(a). O período para INCLUSÃO de novas disciplinas será de 05 a 18 de agosto de 2025.
CANCELAMENTO DE DISCIPLINA
1. O cancelamento de disciplina, após o período de matrícula, deve ser feito diretamente pelo sistema CAPG. O período de cancelamento de disciplinas será de 05 de agosto a 11 de setembro de 2025.
2. Após a solicitação de cancelamento, o sistema CAPG irá gerar um documento chamado “Comprovante de Cancelamento” que irá conter a disciplina que o(a) discente deseja cancelar. O comprovante de cancelamento gerado pelo sistema deve ser salvo imediatamente, assinado pelo(a) orientador(a) e enviado para o e-mail da secretaria administrativa do PPGSC (ppgsc@contato.ufsc.br). O envio do comprovante de cancelamento deve ser realizado de 05 de agosto a 11 de setembro de 2025.
3. Após o envio do comprovante de cancelamento assinado pelo(a) orientador(a), a secretaria administrativa do PPGSC irá confirmar o cancelamento da disciplina no histórico escolar do(a) discente.
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS PPG’s da UFSC:
1. As matrículas em disciplinas de outros PPG’s da UFSC seguem o calendário do programa onde será cursada a disciplina. Neste caso, para efetivar a matrícula, é obrigatório apresentar uma autorização de matrícula na disciplina do outro PPG emitida pelo docente da disciplina ou pela respectiva Secretaria administrativa do curso. Para o PPGSC, a autorização deve ser encaminhada por e-mail (ppgsc@contato.ufsc.br).
[/expand]
QUADRO DE DISCIPLINAS DOS SEMESTRES PASSADOS