Procedimentos para MATRÍCULA EM DISCIPLINAS (Alunos Regulares)

SEMESTRE 2024.1

Período: 11/03 a 21/06/2024

GRADE DE DISCIPLINAS DO SEMESTRE 2024.1

EVENTO DATA SISTEMA
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS 19/02 a 27/02 CAPG
ENVIO DO COMPROVANTE DE MATRÍCULA 19/02 a 27/02 FORMS
AJUSTE DE MATRÍCULA 28/02 a 15/03 E-MAIL
CANCELAMENTO DE DISCIPLINA 11/03 a 05/04 CAPG
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS PPG’s vide calendário do PPG consultar no site do PPG

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS:

1. O período de matrícula em disciplinas será de 19 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2024. As matrículas deverão ser realizadas em comum acordo com o(a) orientador(a), EXCLUSIVAMENTE via CAPG (Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação).

2. Após a confirmação da matrícula, o sistema CAPG irá gerar um documento chamado “Comprovante de Matrícula” que irá conter todas as disciplinas solicitadas. O comprovante de matrícula gerado pelo sistema deve ser salvo imediatamente, assinado pelo orientador (somente pelo orientador, os professores das disciplinas não precisam assinar o comprovante), e enviado através do seguinte formulário: FORMULÁRIO. O envio do comprovante de matrícula deve ser realizado de 19 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2024.

Observação: o comprovante de matrícula é gerado apenas uma vez pelo sistema, por isso deve ser salvo imediatamente. Em caso de perda do documento, o(a) discente deve preencher o modelo disponível no site do PPGSC (http://ppgsc.ufsc.br/?page_id=19) , coletar a assinatura do(a) orientador(a) e seguir com o procedimento descrito acima.

3.  Após o envio do comprovante de matrícula assinado pelo(a) orientador(a), a secretaria administrativa do PPGSC irá analisar e confirmar a matrícula. Após a confirmação da matrícula pela secretaria, será possível consultar as disciplinas no histórico escolar do(a) discente e será possível emitir o atestado de matrícula atualizado para o semestre vigente.  A previsão de realização da confirmação de matrícula pela secretaria é de 28 de fevereiro a 01 de março.

4. Quando não for cursar disciplinas no semestre, o(a) discente deve matricular-se em Tese ou Dissertação. As disciplinas “Tese” e “Dissertação” do curso de doutorado e de mestrado, respectivamente, servem apenas para manter o vínculo do aluno com o programa quando este não irá cursar nenhuma outra disciplina no semestre. Os créditos referentes à dissertação e à tese são gerados após a defesa, com a aprovação da banca examinadora.

AJUSTE DE MATRÍCULA:

1. Durante o período de abertura do sistema CAPG (19 a 27 de fevereiro de 2024), é possível editar o plano de matrícula, INCLUINDO ou EXCLUINDO disciplinas.

2. Após o fechamento da matrícula no sistema CAPG, o(a) discente que desejar INCLUIR novas disciplinas no plano de matrícula deve enviar e-mail a secretaria administrativa do curso (ppgsc@contato.ufsc.br) com o título (“AJUSTE DE MATRÍCULA“) com cópia para o(a) orientador(a).  O período para INCLUSÃO de novas disciplinas será de 28 de fevereiro a 15 de março de 2024.

CANCELAMENTO DE DISCIPLINA

1. O cancelamento de disciplina, após o período de matrícula, deve ser feito diretamente pelo sistema CAPG. O período de cancelamento de disciplinas será de 11 de março a 05 de abril de 2024.

2. Após a solicitação de cancelamento, o sistema CAPG irá gerar um documento chamado “Comprovante de Cancelamento” que irá conter a disciplina que o(a) discente deseja cancelar. O comprovante de cancelamento gerado pelo sistema deve ser salvo imediatamente, assinado pelo(a) orientador(a) e enviado para o e-mail da secretaria administrativa do PPGSC (ppgsc@contato.ufsc.br). O envio do comprovante de cancelamento deve ser realizado de 11 de março a 05 de abril de 2024.

3. Após o envio do comprovante de cancelamento assinado pelo(a) orientador(a), a secretaria administrativa do PPGSC irá confirmar o cancelamento da disciplina no histórico escolar do(a) discente.

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS PPG’s da UFSC:

1. As matrículas em disciplinas de outros PPG’s da UFSC seguem o calendário do programa onde será cursada a disciplina. Neste caso, para efetivar a matrícula, é obrigatório apresentar uma autorização de matrícula na disciplina do outro PPG emitida pelo docente da disciplina ou pela respectiva Secretaria administrativa do curso. Para o PPGSC, a autorização deve ser encaminhada por e-mail (ppgsc@contato.ufsc.br).

 

SEMESTRE 2023.2 

O semestre 2023/2 será de  07/08/2023 a 01/12/2023, prioritariamente de forma presencial.

1. CANCELAMENTO DE DISCIPLINAS NO SEMESTRE 2023.2

O prazo para cancelamento de disciplinas do PPGSC no semestre 2023.2 finaliza em 01/09/2023.

O procedimento para cancelamento de disciplina é o seguinte:

  1. O cancelamento de disciplinas deve ser feito diretamente pelo sistema CAPG (https://capg.sistemas.ufsc.br/modules/aluno/)
  2. Após a solicitação de cancelamento no sistema CAPG, o aluno deve enviar para o e-mail da secretaria do PPGSC (ppgsc@contato.ufsc.br) o termo de cancelamento gerado pelo sistema, devidamente assinado pelo orientador.
  3. Após o envio do termo de cancelamento, a secretaria irá confirmar o cancelamento da disciplina.

2. MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO 2023 – TURMA MESTRADO E DOUTORADO 2023 

Para realizar a sua matrícula como  aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva apresente na secretaria do programa, no período de 24 a 26 de julho de 2023, os documentos originais (ou autenticados em cartório) listados abaixo:

  • Registro Civil (RG) – carteira de identidade. Caso o RG não possua a informação do CPF, apresentar também o documento de cadastro de Pessoa Física (CPF). Se estrangeiro, apresentar o visto de permanência;
  • Diploma de graduação;
  • Diploma de mestrado (se houver);
  • Comprovante de proficiência em língua estrangeira. (OBS: documento não obrigatório, pois pode ser apresentado até o final  do primeiro ano do curso), conforme as normativas do programa: PROFICIÊNCIA
  • Carta de liberação da instituição empregatícia para frequentar o curso. Em caso de candidato sem vínculo empregatício, será exigido o documento em que este se declare em condição de frequentar o curso durante 2 (dois) anos, mesmo se não for contemplado com bolsa de estudos, conforme MODELO.

Horário de funcionamento da secretaria do PPGSC:  das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:30

Caso o estudante esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais no período indicado, um terceiro poderá representá-lo mediante a apresentação de uma procuração simples.

Como chegar no PPGSC: MAPA

Após a matrícula como aluno(a) regular (matrícula online em disciplinas):

  • A matrícula em disciplinas deverá ser realizada via sistema acadêmico CAPG – Controle Acadêmico da Pós-Graduação do dia 27 ao dia 28 de julho de 2023 . Alunos novos devem acessar o CAPG, clicar em “primeiro acesso” e proceder conforme indicado no site. O primeiro acesso pode ser feito através do CPF.
  • Durante o período de matrícula, é possível editar o plano de disciplinas, incluindo ou excluindo entre as opções.
  • O comprovante de matrícula gerado pelo sistema deve ser salvo imediatamente, assinado pelo orientador (somente pelo orientador, os professores das disciplinas não precisam assinar o comprovante) e enviado através do seguinte formulário: https://forms.gle/ieiQkZSjYg5u8CTY8 até 31/07.
  • A grade de disciplinas do semestre 2023.2 está disponível no seguinte documento: GRADE DE DISCIPLINAS 2023.1

Sugerimos ainda a análise da estrutura curricular do Curso antes da realização da matrícula em disciplinas:

Preparamos também um MANUAL DO CALOURO para acesso às principais informações do curso.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a secretaria do PPGSC (ppgsc@contato.ufsc.br)

3. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS NO SEMESTRE 2023.2 – TURMAS ANTERIORES A 2023 

A matrícula em disciplinas dos alunos regulares do PPGSC/UFSC será nos dias 17/07 a 26/07, conforme procedimento abaixo:

O comprovante de matrícula gerado pelo sistema deve ser enviado, exclusivamente, através do link https://forms.gle/ieiQkZSjYg5u8CTY8 até o dia 26/07. 

QUADRO DE DISCIPLINAS DOS SEMESTRES PASSADOS

Semestre Quadro de Disciplinas
2023.1 PDF
2022.2 PDF
2022.1 PDF
2021.2 PDF
2021.1 PDF
2020.2 PDF
2020.1 PDF
2019.2 PDF
2019.1 PDF
2018.2 PDF
2018.1 PDF