Prêmio Capes de Tese

DO PRÊMIO:

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Anualmente – geralmente no mês de fevereiro – a CAPES divulga um edital geral para participação dos PPG’s através da indicação da tese de maior destaque de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

COMO FUNCIONA O PROCESSO NO PPGSC:

Assim que o edital geral é publicado pela CAPES, o PPGSC/UFSC nomeia uma comissão interna do Prêmio Capes de Tese que tem a função de elaborar um edital interno e selecionar a melhor tese com base nos critérios de análise descritos acima e outros que por ventura sejam definidos pelo colegiado do PPGSC ou pela CAPES.

O edital interno do Prêmio Capes de Tese é sempre divulgado no site do PPGSC e via e-mail para os doutorandos que defenderam a tese no ano anterior.  As regras e o cronograma de inscrição estarão disponibilizados em edital:

 TESE SELECIONADAS EM ANOS ANTERIORES:

ANO DOUTORANDA(O) TÍTULO SOBRE A TESE
2023 MARINA GASINO JACOBS Oferta e realização de interrupção legal de gravidez no Brasil: análise de dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde” A tese  abordou a oferta e a realização de interrupção legal de gravidez no Brasil. Realizou análise descritiva dos Sistemas de Informação em Saúde, destacando as desigualdades nas taxas de realização de aborto e na oferta do serviço. Os resultados do estudo foram publicados em periódicos nacionais de relevância para a Saúde Coletiva, além de originar repercussão na imprensa, em meio impresso e digital (vídeo e podcast) e embasar discussões em grupos de trabalho do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM-SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e do Fórum Intersetorial de Serviços Brasileiros de Aborto Previsto em Lei, entre outros.
2022 SORAIA DE CAMARGO CATAPAN Teleconsulta médica no Sistema Único de Saúde: possibilidades e limitações” A tese abordou objeto atual e de extrema importância para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e de processo de trabalho em saúde no Brasil: a teleconsulta médica.  Essa tese foi a primeira sobre o assunto no Brasil. Dentro do contexto da pandemia, e mesmo anteriormente, destaca-se a importância do estudo das possibilidades e das limitações da teleconsulta médica, seus problemas e possíveis soluções, assim como suas possibilidades e utilizações a partir das experiências locais e internacionais.
2021 TATIANE BARATIERI Avaliação da implantação da assistência pós-parto às mulheres na atenção primária à saúde na região sul do Brasil Objetivou-se avaliar a implantação da assistência pós-parto às mulheres na atenção primária. Pesquisa avaliativa, tipo análise de implantação, realizada por estudo de avaliabilidade e estudo de casos múltiplos em três municípios do sul. A assistência pós-parto estava com implantação incipiente no âmbito da “gestão”. Na “execução” estava parcial em um caso, e demais incipiente. Aleitamento materno e saúde física tiveram maior grau de implantação; violência doméstica e saúde mental ocorrem de forma assistemática, e o planejamento reprodutivo com foco em métodos contraceptivos.
2020 GABRIELLA DE ALMEIDA RASCKE MEDEIROS Avaliação do uso do Programa Nacional 72 de Melhoria do Acesso e da Qualidade Da Atenção Básica (PMAQ-AB) em municípios de 73 Santa Catarina A tese avaliou o uso do PMAQ-AB nas ações da gestão de Atenção Básica e das equipes de saúde por meio do estudo de caso em 5 municípios de Santa Catarina. Os resultados demonstram que a demora na divulgação dos resultados, dificuldades para acessar os relatórios da avaliação, bem como, fragilidades no apoio institucional, comunicação e discussão dos resultados e na cooperação horizontal comprometeram o potencial uso do programa. Constatou-se falha de continuidade no PMAQ-AB marcada pela não devolutiva dos resultados da avaliação, impedindo a retroalimentação do ciclo avaliativo