UNA-SUS/UFSC APRESENTA RELATÓRIO DE PESQUISA EM SEMINÁRIO VIRTUAL COM MINISTÉRIO DA SAÚDE

13/08/2020 21:20

UNA-SUS/UFSC APRESENTA RELATÓRIO DE PESQUISA EM SEMINÁRIO VIRTUAL COM MINISTÉRIO DA SAÚDE

Após 2 anos de intenso processo de pesquisa, no dia 4 de agosto de 2020, ocorreu o Seminário Virtual de Apresentação do Relatório Final da Pesquisa Avaliativa do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar – PMQPAD.

O Seminário Virtual contou com a participação de representantes:

  • do Ministério da Saúde – Mariana Borges Dias e Débora Verdi, da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar;
  • da UNA-SUS – Alysson Lemos e Leonardo Savassi;
  • da UFSC – a vice-reitora da UFSC Profa. Alacoque Lorenzini Erdmann, representando o reitor Prof. Ubaldo Cezar Balthazar, o Prof. Fabrício Menegon, chefe do Departamento de Saúde Pública e a Profa. Sheila Lindner, representante da UNASUS/UFSC.

O evento contou também com a participação de representantes das universidades integrantes da Rede UNA-SUS e integrantes do PMQPAD: UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE e UFPel.

Seminário Virtual da Pesquisa Avaliativa do PMQPAD/UNA-SUS.

É importante ressaltar que o PMQPAD foi iniciado em 2012, como resultado da parceria entre Ministério da Saúde através da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar (CGAD), a UNA-SUS e as instituições de ensino que integram a Rede UNASUS. Como estratégia da implantação da Política Nacional de Atenção Domiciliar no SUS, o PMQPAD buscou habilitar e capacitar profissionais de saúde para atuar no âmbito da assistência e da gestão da Atenção Domiciliar por meio da oferta de 25 cursos de EaD nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento e capacitação, possibilitando atingir mais de 200 mil profissionais.

A pesquisa avaliativa do referido programa foi realizada de outubro de  2018 a junho de 2020, sob a coordenação das professoras Marta Verdi e Claudia Colussi, do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC.  Foram avaliados os processos técnico-pedagógicos e de gestão desenvolvidos no PMQPAD, os resultados e os impactos na formação e qualificação profissional dos trabalhadores da AD no SUS.