‘Um iceberg chamado trote’: Núcleo da UFSC publica vídeo que reflete sobre os trotes universitários

29/07/2020 17:24

Convidamos a todos a assistir ao vídeo “Um iceberg chamado trote: integração, violência e outras ambiguidades na universidade”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Odontologia de Manuela Vilela Azevedo Silva Cotrim, sob orientação da Professora Dra Mirelle Finkler.

“Falar sobre trote é sempre abordar um assunto polêmico. Quase que imediatamente as pessoas se dividem em favoráveis ou desfavoráveis. É justamente essa polarização de opiniões que dificulta melhorarmos as práticas de acolhimento e integração aos novos estudantes universitários.
Esse vídeo foi criado para te convidar a pensar a respeito do trote. Deixe suas idéias pré-concebidas de lado por uns momentos… tente olhar sob outras perspectivas… conheça um pouquinho sobre sua origem, veja suas diferentes conotações, compreenda as motivações que podem estar por detrás desse fenômeno e reflita sobre suas consequências.
Como isso te afeta? O que você poderia fazer a respeito? O que podemos fazer juntos a respeito?”
Profa. Mirelle Finkler