Tese de Doutorado analisa parceira da UFSC e Secretaria de Saúde de Florianópolis
Projeto de extensão da UFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis é objeto de análise de tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva.
Por meio de projeto de extensão da UFSC em colaboração com iniciativa de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade de Florianópolis tornou-se referência no ensino e prática de acupuntura. Esta parceria teve início no ano de 2010 quando a SMS Florianópolis iniciou o processo de implantação de práticas integrativas e complementares (PICs) no município através de iniciativas de educação permanente em saúde.
A experiência de educação permanente por meio de cursos de introdução à acupuntura foi foco da tese de doutorado do aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC Ari Ojeda Ocampo Moré. O aluno, que também é médico do Serviço de Medicina Integrativa e Acupuntura do Hospital Universitário e membro da comissão das PICs da SMS Florianópolis, analisou as repercussões do ensino da acupuntura para os médicos da atenção básica. O trabalho mostrou que a iniciativa de educação permanente aumentou o número de sessões acupuntura na atenção básica de 1349 em 2011, para 6488 em 2015. Além do impacto na oferta de acupuntura , o trabalho descreve o processo de criação e aprimoramento do curso (que envolveu oficinas de consenso entre especialistas) e, através de abordagem qualitativa, analisa as repercussões do curso na prática clínica dos médicos da atenção básica.
Parte dos resultados da pesquisa foi recentemente publicada na revista do grupo BMJ Acupunture in Medicine e está apresentando repercussão nas mídias sociais de grupos internacionais de pesquisa na área. “Fiquei bastante contente que o artigo foi publicado. Há evidências científicas consistentes que o uso da acupuntura melhora a resolutividade das práticas na atenção básica, mas na literatura existiam poucos relatos e iniciativas que visassem o aumento da oferta da acupuntura para a população. O nosso trabalho ajuda ampliar isso, pois além de legitimar a experiência aqui de Floripa, trás uma perspectiva de que a iniciativa possa ser replicada em muitos outros lugares.” – diz Ari, que prepara-se para defender sua tese de doutorado no final deste mês.
O trabalho é um exemplo de como a integração dos eixos de ensino, pesquisa e extensão pode dar bons frutos e reverter-se em benefícios para os serviços de saúde e população, como destaca o professor da UFSC Li Shih Min – um dos colaboradores do projeto “Eu ensino acupuntura aqui no HU há mais de 20 anos e sempre quis encontrar alguma forma de ampliar o acesso da população ao tratamento com acupuntura. Acredito que um papel importante da UFSC é o levar os resultados das experiências de ensino e pesquisa aqui produzidos para a população. O trabalho do Ari é um belo exemplo disso, de como através de parcerias institucionais podemos fazer pesquisas e projetos que repercutam em um benefício social”.
A apresentação da tese intitulada “Educação Permanente em Acupuntura: análise de um processo educativo e suas repercussões na prática dos médicos da atenção básica do município de Florianópolis”, orientada pelo professor Charles Dalcanale Tesser, ocorrerá no dia 29/07/2016 no Centro de Ciências da Saúde. Além da experiência de ensino, o trabalho também apresenta um panorama geral sobre o perfil das pesquisas em acupuntura no Brasil e no mundo – mostrando que o Brasil é décimo país na lista de países com maior produtividade em acupuntura e que UFSC é a quinta instituição brasileira com maior número de artigos publicados na área.
Os artigos já publicados da tese encontram-se disponíveis na base de dados do PubMed e Portal CAPES:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27371532
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27136034