Projeto DINTER UFSC/UNIFAP II

17/04/2024 15:46

Reunião com a reitoria da UNIFAP

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) disponibilizarão mais um curso de pós-graduação em sua grade: o II Doutorado Interinstitucional (DINTER) na área de saúde coletiva destinado a docentes e técnicos da UNIFAP.

A proposta do Projeto DINTER é uma parceria entre a Universidade Federal do Amapá e a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva objetiva a formação de doutores e amplifica criação de oportunidades de formação de recursos humanos de alto nível frente a carência social do seguimento. O Dinter é um doutorado acadêmico conduzido por uma instituição promotora (UFSC) para atuar na qualificação do corpo de servidores de uma instrução receptora (UNIFAP). A proposta de um doutorado na área de saúde coletiva visa atender à demanda de qualificação de docentes e técnicos que atuam no ensino, pesquisa e extensão do campo da saúde e áreas afins da instituição receptora (UNIFAP), para fortalecer as reflexões de temas de pesquisa relevantes, identificando novas vocações de estudo na região, ampliar seu potencial de atuação como centro de reflexão dos problemas do Brasil com destaque para a região Norte e dos países vizinhos.

A solicitação de projeto de cooperação entre as instituições, DINTER II, foi homologada pela CAPES em 15 de março com previsão de início da primeira turma no primeiro semestre de 2025.

Reunião com os doutorandos DINTER I

Adicionalmente, atualmente, já está sendo desenvolvido o primeiro DINTER, o qual iniciou em 2021 com previsão de término em 2025, o qual é coordenado por docentes da UFSC e UNIFAP, o qual pode ser acessado pelo link: https://ppgsc.ufsc.br/?page_id=8097

Em abril de 2024, a coordenação do PPGSC/UFSC realizou uma visita técnica ao Amapá com o objetivo de avaliar a parceria entre as instituições UFSC e UNIFAP no desenvolvimento do DINTER, avaliar o desenvolvimento do DINTER UFSC/UNIFAP e discutir sobre o segundo Doutorado Interinstitucional, recém aprovado pela CAPES.