Mestranda do PPGSC/UFSC participou da V Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento em Brasília

05/03/2024 09:39

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a mestranda Daniela Cristina Wall  participou, em Brasília, da V Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizada pela Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna) e a Universidade de Brasília (UnB) com parceria da UNICEF, Abenfo nacional, Federação de Doulas do Brasil, Associação de Doulas de Brasília e entorno, CONASS, CONASEMS, OPAS e apoio de CAPES, JICA, UNFPA, SUS, MINISTÉRIO DA SAÚDE e GOVERNO FEDERAL.

O objetivo do evento foi compartilhar experiências nacionais e internacionais, baseadas em evidências cientificas, dentro dos princípios da humanização com profissionais da assistência à gestação, parto e puerpério. O evento também foi direcionado à profissionais dos direitos reprodutivos, usuários, gestores interessados no campo da saúde coletiva, na gestão de serviços e sistemas de saúde, representantes dos governos, da sociedade civil, jornalistas e influenciadores digitais. Os temas abordados foram: justiça social e equidade, diminuição da mortalidade materna e infantil, combate à discriminação e violências neonatais e obstétricas sejam estas de gênero, raça, deficiência ou condição social, legislação, mobilização e articulação social, inovações, formação, pensamento decolonial, colaboração, organismos internacionais na promoção da humanização do parto e nascimento.

A mestranda fez a apresentação oral do resumo “Profissão Doula: regulamentação e atuação no Sistema Único de Saúde sob a luz da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos“, com coautoria do orientador, Prof. Carlos Alberto Severo Garcia-Jr. O texto é uma tessitura que apresenta as congruências entre textos que abordam direitos fundamentais como a Constituição Federal de 1988, a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos de 2005 e o Projeto de Lei 3.946 de 2021 e o PL das Doulas. Na mesa redonda com o tema “O papel do legislativo na promoção da humanização do parto e nascimento” foi abordada pontualmente a necessidade de aprovação do PL que dispõe sobre o exercício da profissão de doula. Entre as convidadas a Deputada Erika Kokay (PT-DF) autora do Projeto de Lei de 2017 que contempla as Doulas que deu origem ao projeto atual e a Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) apoiadora incansável das causas da humanização no nosso estado.

Relatos da aluna: “Conheci referenciais teóricos da humanização que são base do meu trabalho, conheci lindas senhoras cuidando da organização do evento e participei da Plenária da Rehuna e da Tenda Paulo Freire, espaço de reunião de diferentes sujeitos sociais de articulação que aproxima os saberes das comunidades, técnicos e científicos, um espaço de exercício da democracia. Ao finalizar o evento, a Federação Nacional de Doulas, da qual faço parte, realizou uma mobilização na Câmara dos Deputados onde doulas de diversos estados visitaram os gabinetes da bancada feminina, apresentando o trabalho realizado pelas doulas e pedindo apoio para o Projeto de Lei entrar na pauta e também na votação e ressaltando a importância da sua aprovação como maneira de garantir e colocar na prática direitos fundamentais como dignidade, liberdade e igualdade e os princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade. A participação neste evento foi e está sendo transformadora, um verdadeiro exercício de cidadania. A oportunidade de encontrar e partilhar momentos com pessoas com tantas diversidades e histórias trouxe contribuições e em especial ampliação de perspectivas, desejáveis para uma futura sanitarista na linha da bioética. Agradeço a oportunidade!”