Doutoranda e Professora do PPGSC/UFSC conquistam o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação

27/11/2023 08:22

Foto: Luis Fortes/MEC

A doutoranda Priscila Porrua e a Profa. Dra. Claudia Flemming Colussi do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC-UFSC) conquistaram o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação pelo trabalho intitulado “Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Subsídios para uma gestão equânime do programa.”

Neste trabalho foi criado um Índice de desempenho da gestão do PNAE (Ige-PNAE) que representa uma abordagem integral para análise do desempenho das Entidades Executoras nos principais pilares do programa, a partir de um modelo avaliativo sistematizado utilizando dados de sistemas institucionalizados. De forma complementar, foi proposta a utilização de indicadores como o Indicador do nível socioeconômico (Inse) podem subsidiar a atuação da gestão na identificação das entidades em maior vulnerabilidade para atuação na perspectiva de promoção da equidade.

Profa. Claudia e doutoranda Priscila

A premiação ocorreu no dia 21 de novembro de 2023 no evento de homenagem aos 55 Anos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Museu da República, em Brasília, na presença da Presidente do FNDE (Fernanda Mara de Oliveira M C Pacobahyba), e do Ministro da Educação (Camilo Santana).

O II Prêmio Nacional de Educação teve por objetivo fomentar a realização de estudos e pesquisas sobre políticas públicas educacionais, de modo a subsidiar a atuação do FNDE no aperfeiçoamento de sua gestão. O Prêmio foi concedido por meio do reconhecimento de estudos e pesquisas, desenvolvidos por pesquisadores, professores, servidores públicos, gestores educacionais e outros profissionais em qualquer área de formação, desde que possuam graduação completa. A Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap foi a responsável pela realização da edição em 2023.

O PPGSC/UFSC parabeniza a doutoranda Priscila e a Profa. Claudia Colussi pelo prêmio e pelo trabalho de extrema relevância. Essa conquista demonstra o comprometimento de ambas com a pesquisa e seus impacto na comunidade. O PPGSC/UFSC tem orgulho de tê-las em nossa equipe e deseja cada vez mais sucesso em suas trajetórias.