O PPGSC/UFSC participou do “17th World Congress on Public Health” em Roma, Itália

24/05/2023 08:17

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC esteve presente no 17º Congresso Mundial de Saúde Pública, ocorrido em Roma/Itália, de 02 a 06 de maio. Representaram o PPGSC/UFSC apresentando vários trabalhos as professoras Marta Verdi e Sheila Lindner e o professor Thiago Matias. Sob o tema central “A World in Turmoil: Opportunities to Focus on the Public’s Health” (Um mundo em Turbulência: oportunidades para focar na Saúde Pública), o congresso discutiu o compromisso da comunidade global de saúde de trabalhar juntos para promover a equidade em saúde e construir um futuro mais sustentável e justo. Nesse sentido, as professoras e o professor do PPGSC colocaram em debate suas pesquisas realizadas nos Grupos de Pesquisa do PPGSC/UFSC, ressaltando temas como as desigualdades em saúde, a violência e a pandemia da Covid-19, entre outros. Foi um momento importante para o intercâmbio de experiências e publicização em nível internacional dos estudos desenvolvidos no PPGSC.

Na sessão Covid-19: lições aprendidas e como prevenir a próxima pandemia, a Profa. Marta Verdi, coordenadora do NUPEBISC (Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva), apresentou o trabalho “Sofrimento moral vivenciado pelos trabalhadores da saúde dos Centros de Triagens da Covid-19 no Brasil”, estudo realizado pela doutoranda Jaqueline Marcos dos Santos sob sua orientação.

Já a Profa. Sheila Lindner, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Violência e Saúde, apresentou o trabalho “Autores de violência sexual: uma revisão de escopo”, resultado de estudo realizado pelo grupo. Apresentou também o trabalho “Capacitação de profissionais de saúde para a implementação da Política de redução de sobrepeso e obesidade no Brasil”, resultado de pesquisa avaliativa realizada junto a curso da UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS).
O professor Thiago Matias apresentou resultados de sua pesquisa sobre “Um melhor estilo de vida favorece a adoção de terapias integrativas e complementares: o inquérito nacional brasileiro de saúde”.