Procedimentos para Solicitação de Qualificações e Defesas

Instruções para solicitação de Qualificações e Defesas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Procedimentos para solicitação de Defesa e Qualificação:

  • O aluno deverá preencher o seguinte formulário on-line:

Qualificação: Formulário de Solicitação de Qualificação

Mestrado: Formulário de Solicitação de Defesa de Mestrado

Doutorado: Formulário de Solicitação de Defesa de Doutorado

  • Ao submeter o pedido, o aluno receberá o formulário de defesa ou qualificação, em formato PDF, no e-mail especificado na solicitação;
  • O formulário deve ser impresso, assinado pelo aluno e pelo orientador e entregue na secretaria do PPGSC.
  • Nos casos de defesa de doutorado, junto com o formulário, o doutorando (a) deverá anexar os comprovantes de cumprimento dos critérios obrigatórias para defesa de doutorado constante na Resolução 01/PPGSC/2018.
  • O manual para o cálculo da pontuação dos critérios obrigatórios para defesa de doutorado pode ser acessado clicando aqui.

O aluno (a) deverá observar as seguintes Regras:

QUALIFICAÇÃO Solicitação na Secretaria 30 dias antes do Evento
Banca: 03 membros, dos quais 01 será o presidente (orientador) e 01 o suplente. Todos possuidores de título de Doutor ou Notório Saber.
Obrigações Acadêmicas Entrega do projeto para a Banca 20 dias antes; Redação em português.
IMPORTANTE No Mestrado a solicitação deve ser feita até o início do 3º semestre.

No Doutorado a solicitação deve ser feita até o início do 3º ano.

 

MESTRADO Solicitação na Secretaria 30 dias antes do Evento
Banca: 02 membros, sendo pelo menos 01 externo ao PROGRAMA. Presidente (orientador) não faz parte da banca. Incluir 01 suplente. Todos possuidores de título de Doutor ou Notório Saber.
Rito: 40’ de Apresentação. Cada membro possui 20’ de questionamento e tempo igual de resposta do acadêmico.
Obrigações Acadêmicas Entrega do projeto para a Banca 20 dias antes; Redação em português. Um artigo a ser submetido em periódico indexado. Ter conceito 3,0. Concluído todos os créditos (27).

 

DOUTORADO Solicitação na Secretaria 35 dias antes do Evento
Banca: 03 membros, sendo pelo menos 01 externo à UFSC. Presidente (orientador) não faz parte da banca. Incluir 01 suplente interno e 01 externo. Todos possuidores de título de Doutor ou Notório Saber.
Rito: 50’ de Apresentação. Cada membro possui 20’ de questionamento e tempo igual de resposta do acadêmico
Obrigações Acadêmicas Entrega do projeto para a Banca 30 dias antes; Redação em português.  Observar o Art. 61 do Regimento Interno da Saúde Coletiva e a Resolução 01/PPGSC/2014. Ter conceito 3,0. Concluído todos os créditos (36).

Observações:

  1. Caso o orientador não possa participar, o coorientador poderá substituí-lo, na impossibilidade dos dois, o Colegiado designará outro docente. Excetuando esta situação o coorientador não fará parte da banca.
  2. Mediante autorização do Colegiado um membro da banca de Doutorado pode participar por videoconferência.
  3. O Convite Defesa//Convite Qualificação e o Resumo do trabalho final devem ser enviados para o e-mail ppgsc@contato.ufsc.br com 15 dias de antecedência (O envio do resumo só é necessário no caso de defesas).
  4. Caso o exame possua membros externos é necessário que seja preenchido o Formulário de cadastro de Membro Externo ao Programa, visando o preenchimento completo dos sistemas internos da UFSC e CAPES.