Procedimentos Acadêmicos

LICENÇAS E AFASTAMENTOS

1. SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DOENÇA

  • O atestado médico deverá ser enviado para o e-mail da secretaria administrativa (ppgsc@contato.ufsc.br) em até 15 (quinze) dias úteis após o primeiro dia do atestado médico, cabendo ao estudante ou seu representante a responsabilidade de protocolar seu pedido em observância a este prazo. Caso o requerimento seja intempestivo, o estudante perderá o direito de gozar do afastamento para tratamento de saúde dos dias já transcorridos. Dessa forma, o atestado será considerado a contar da data de protocolo na secretaria do Programa;
  • O período máximo de afastamento para tratamento de saúde do estudante será de 180 (cento e oitenta) dias, prorrogável por mais 180 (cento e oitenta) dias;
  • O período máximo de afastamento para tratamento de saúde de familiar será de 90 (noventa) dias, considerando-se aqui familiar o cônjuge ou companheiro, os pais, os filhos, o padrasto ou madrasta, bem como enteado ou dependente que vivam comprovadamente a expensas do estudante.
  • Os atestados médicos com períodos inferiores a 30 (trinta) dias não serão considerados afastamento para tratamento de saúde, cujos períodos não serão acrescidos ao prazo para conclusão do curso.

2. SOLICITAÇÃO DE LICENÇA MATERNIDADE

  • A aluna deverá enviar para o e-mail da secretaria administrativa (ppgsc@contato.ufsc.br) a certidão de nascimento. A licença maternidade é concedida pelo prazo de 6 (seis) meses. Para alunas bolsistas CAPES/PROEX, há a garantia de recebimento da bolsa de estudos durante o período de afastamento maternidade, além da prorrogação da bolsa por mais 4 (quatro) meses.

3. SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTO DO CURSO

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ORIENTAÇÃO

1. SOLICITAÇÃO DE COORIENTAÇÃO

  • O(a) aluno(a) deve preencher o Formulário de Solicitação de Coorientação e enviar, devidamente assinado, para o e-mail da secretaria administrativa (ppgsc@contato.ufsc.br). Junto com o formulário, o(a) aluno(a) deverá anexar o currículo lattes do(a) coorientador(a);
  • Os pedidos de coorientação são apreciados e deliberados pela Coordenação do PPGSC/UFSC.

2. SOLICITAÇÃO DE TROCA DE ORIENTAÇÃO

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PRORROGAÇÕES

1. SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO

2. SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE CURSO

  • O(a) aluno(a) deve preencher o Formulário de Prorrogação de Prazo de Curso e enviar, devidamente assinado, para o e-mail da secretaria administrativa (ppgsc@contato.ufsc.br);
  • Os pedidos de prorrogação de prazo de curso são apreciados e deliberados pelo colegiado do programa. CONFIRA AQUI o calendário de reuniões do colegiado;
  • Conforme deliberação do colegiado em 12/12/2019, a duração máxima de prorrogação concedida por pedido é de 6 (seis) meses.
  • A prorrogação de prazo de curso está regulamentada no Art. 53 do Regimento Interno Saúde Coletiva 2017 ou  no Art. 58 do Regimento Interno Saúde Coletiva 2022.
  • Conforme Resolução 05/2020/CPG: Nos casos em que o estudante defenda sua dissertação ou tese em até 30 (trinta) dias após o término do prazo regimental, o Programa de Pós-Graduação poderá encaminhar o pedido de defesa normalmente, considerando-se este prazo como adequação de calendário da banca de defesa.

 3. SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA ENVIO DA DISSERTAÇÃO OU DA TESE A BU/UFSC

  • Após a defesa da dissertação ou da tese, a banca examinadora define o prazo para entrega da versão final na Biblioteca Universitária (BU) que fica registrado na ATA de defesa.
  • Caso o(a) discente não envie a versão final da dissertação ou da tese no prazo definido pela banca, deverá solicitar prorrogação de prazo de envio do TCC à BU ao colegiado delegado do programa, especificando a justificativa e o tempo necessário de prorrogação, em dias, com a anuência e assinatura da(o) orientadora(o), conforme modelo: Formulário de Prorrogação de Prazo para envio do TCC a BU/UFSC
  • O formulário deve ser enviado para o e-mail da secretaria administrativa (ppgsc@contato.ufsc.br) para ser apreciado e deliberado pelo colegiado do programa. CONFIRA AQUI o calendário de reuniões do colegiado.

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 DEMAIS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

COMPROVANTE DE PEDIDO DE MATRÍCULA (utilizar somente no caso de perda do documento gerado pelo CAPG)